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quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PROJETO ORATÓRIA NAS ESCOLAS (Sustentabilidade ambiental)

Introdução
A oratória é uma organização que tem como propósitos contribuir para o progresso da comunidade, proporcionando às pessoas jovens a oportunidade de desenvolver a capacidade de liderança, o espírito empreendedor e o companheirismo necessário para criar mudanças positivas. Neste ano, a temática central é o desenvolvimento sustentável, e o que cada um pode fazer para melhorar o lugar onde vive, e por consequência o planeta como um todo.
1 TEMA
Como Transformar o Meio Ambiente garantindo sustentabilidade.
2 JUSTIFICATIVA
O projeto “Oratória na escola” consiste no estímulo ao estudo e reflexão sobre o tema: Como Transformar o Meio Ambiente garantindo sua sustentabilidade.
A oratória é a forma mais elevada de comunicação, uma arte mediante a qual se influi de modo positivo sobre a natureza humana.
Acredita-se com está iniciativa, jovens estudantes poderão formar uma consciência critica em relação a este tema e posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
Na disciplina de Geografia, trabalhou-se do conteúdo do bimestre, associado quando possível a temática, mas também pontuando outros aspectos do continente americano, em especial os países da América Central, da América do Sul (América Andina, América Platina e Guianas). Vale lembrar que este projeto é uma adaptação coletiva, que conta com a colaboração da Coordenação da EBM Jardim do Lago, em especial da Professora Andréia Fossá.
3 OBJETIVO GERAL
Oferecer aos alunos a prática da oratória e a reflexão sobre assuntos relacionados ao meio onde vivem.
4 OBJETIVOS ESPECIFICOS
* Proporcionar aos alunos o conhecimento e práticas voltadas para a oratória, bem como desenvolver sua expressão oral fluente em situações formai;
* Visualizar a prática de produção escrita para que o educando possa expressar suas idéias de forma coerente e concisa;
* Incentivar a leitura e a pesquisa;
* Conscientizar sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação aos problemas sociais, ambientais, educacionais em nível local, regional, nacional e mundial.
5 CONTEÚDOS:
Desenvolvimento sustentável
Saneamento básico
Reciclagem, compostagem
Consumismo
Fontes de energia alternativa
Preservação dos biomas
América Central ístmica
América Central insular
Cuba, Fidel Castro
Países platinos (Paraguai, Uruguai, Argentina).
6 PROBLEMATIZAÇÃO:
Como pensar o desenvolvimento econômico aliado a preservação das espécies animais e vegetais, tratando de reduzir a emissão de gases poluentes, a poluição hídrica, etc., procurando associar a temática aos países da América Central e do Sul (sua biodiversidade, Ilhas Galápagos, Caribe, Amazônia, Chaco, etc.)
7 PRÁTICA SOCIAL INICIAL
É importante que os alunos cheguem ao final do bimestre, cientes de que uma nova postura social deve ser pautada, no que tange a consciência ecológica. O desenvolvimento sustentável deve ser a prática de cada um dos indivíduos do ambiente escolar, porque será a maneira de se desdobrar em ações efetivas e de efeito maior, tomadas em escala maior, como por exemplo, políticas públicas, das esferas municipal, estadual ou federal, bem como acordos e programas de alcance internacional.
8 INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Aula expositiva;
Pesquisa Bibliográfica;
Pesquisa no CEMUT;
Registro Audiovisual;
Elaboração de texto;
Palestras/ Debates;
Apresentação prática;
Som/ Microfone, etc...
Fotografias
Avaliações.
9 – AVALIAÇÃO:
Prova
Participação
Responsabilidade e atitudes
Apresentação oral individual
Seminário (apresentação oral dos grupos)
10 – PRÁTICA FINAL
Desenvolvimento efetivo do projeto “Como Transformar o Meio Ambiente garantindo sustentabilidade", onde todos os educandos tenham oportunidade de participar e mostrar suas habilidades.
11 BIBLIOGRAFIA

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para uma Pedagogia Histórico Crítica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

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