Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

GEOGRAFIA VIRTUAL: USO DE BLOG PARA ESTUDO DE GEOGRAFIA

EBM JARDIM DO LAGO
GEOGRAFIA 8º (82, 83, 84) e 9º (91, 92, 93)
RELATOR: CESAR CAPITANIO
E-MAIL: cesacap@yahoo.com.br

GEOGRAFIA VIRTUAL: USO DE BLOG PARA ESTUDO DE GEOGRAFIA
O trabalho realizado com as turmas de 8º ano (82, 83 e 84) e de 9º ano (91, 92, 93) envolve o uso do blog geografiaehumanidades.blogspot.com, organizado pelo próprio professor relator deste projeto a cerca de 2 anos, mas que não vinha sendo alimentado de maneira sistemática com novas informações. Este blog contém várias informações gerais da Geografia do Brasil e do mundo, além de discussões que envolvem mídias, política, história, futebol e economia. O objetivo desta interação com o blog foi o de direcionar boas leituras, com uso de imagens e mapas, além de lançar questionamentos a respeito das temáticas estudadas em sala de aula, além de que o uso da Internet é visto como algo altamente positivo por parte dos alunos, é atrativo e faz parte de uma lógica de inclusão digital dos alunos.
Com as turmas 91, 92, 93, ao se trabalhar o continente asiático, foi passado um trabalho aos alunos em que se questiona a questão da associação comercial BRIC, que envolve o Brasil a importantes países asiáticos (Rússia, Índia e China). Também se aproveitou para direcionar reportagem sobre o Mar Morto, localizado em Israel, no Oriente Médio, e imagens de três das 7 Maravilhas, que são localizadas no continente asiático (Grande Muralha na China, Taj Mahal na Índia e a Cidade de Petra, na Jordânia.
Com as turmas 82, 83 e 84, em um primeiro momento, ele serviu para dar base ao concurso “Oratória nas Escolas” e também para enriquecer o debate sobre os Rios Voadores. Posteriormente, ao se estudar o continente americano, em especial a América Central e América Andina, foram abordadas questões a respeito de Chichén Itzá, antiga cidade da civilização maia, na América Central; sobre Machu Picchu e Cuzco, cidade sagrada e capital do antigo Império Inca, respectivamente, no atual território peruano; sobre as Ilhas Galápagos, no Equador, com imagens e roteiro das viagens do pesquisador Charles Darwin, que passou pelo arquipélago; e ainda roteiro da viagem de moto realizada pela América do Sul por Ernesto Guevara e Alberto Granado, dos diários de Ernesto, e que inspiraram o filme “Diários de Motocicleta” (também assistido com os alunos).
A avaliação é processual, envolve atividade escrita, observação do interesse e dedicação dos alunos no CEMUT, e obviamente, também a prova bimestral, pois os conteúdos elencado no blog servem de base para enriquecimento da bagagem cognitiva dos alunos, em associação a grade curricular.
Percebeu-se uma boa aceitação dos alunos, alguns passaram a ser seguidores do blog, o número de acessos das postagens determinadas subiu bastante e ainda surgem outros questionamentos (a respeito de outras postagens). Outra análise feita em sala de aula, diz respeito à questão do gerenciamento das estatísticas: muito embora a maior parte dos acessos seja do Brasil mesmo, há muitos acessos dos Estados Unidos e da Alemanha, mas também um pouco de acessos da Índia e da Rússia, e ainda registros de acesso de Portugal, México, Angola e Canadá. Alunos ficaram intrigados com o fato de que a maior população da Terra (China) não ter acessado nenhuma vez. Foi feita a colocação de que há restrições a Internet no território chinês e isso possa explicar esta questão. Outra coisa é que ao ver acessos de várias partes do globo, os alunos passam a compreender a real dimensão do mundo conectado, globalizado, e que conhecer o mundo, através de novas possibilidades na Geografia, pode ser muito interessante. Imaginem por exemplo, como há fluxos e conexões globais nas grandes páginas jornalísticas, nas redes sociais ou mesmo em blogs mais famosos.
A intenção futura, de em próximos trabalhos feitos, é a de postar também trabalhos dos alunos, textos produzidos não necessariamente apenas para a disciplina de Geografia.

REFERÊNCIAS
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para uma Pedagogia Histórico Critica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
TEXTOS DIVERSOS. Disponível em: . Acesso em: 10/10/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário