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quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Projeto das nonas séries da EBM Jardim do Lago no terceiro bimestre

PROJETO CONTINENTE ASIÁTICO E RELAÇÕES COM O BRASIL
Introdução
Este projeto, trabalhado com as turmas de 9ª série, visa entender a complexidade que é o continente asiático, as novas configurações territoriais e econômicas do continente (que interferem em escala planetária), que perpassam pelo entendimento da geografia asiática, especialmente em se tratando dos emergentes China, Rússia e Índia, mas também o Japão, os Tigres Asiáticos, o Oriente Médio, enfim. Também dar-se-á ênfase as relações que o Brasil construiu com estes países.

1 TEMA
Continente asiático: geopolítica, economia, cultura

2 JUSTIFICATIVA
O projeto “Continente asiático e relações com o Brasil” consiste no em uma análise constituída pela disciplina de Geografia neste 3º bimestre, mas que possui boa relação com as disciplinas de História e Ensino Religioso no que tange a abrangência dos conteúdos.
A Ásia é o maior continente da Terra; em se tratando de geofísica, uma extensão da Europa, mas se tratando da questão cultural, de fato um continente, extremamente complexo e diversificado.
A maior parte da população da Terra está na Ásia, especialmente na China e na Índia, que superaram a cifra de 1 bilhão de habitantes. São países que possuem um gigantesco mercado consumidor, que vem prosperando, e que o Brasil comercializa bastante. A Ásia também é o continente berço da maior parte das religiões professadas no planeta, o que marca uma diversidade cultural impressionante.
Várias localidades abrangem significado importante, a partir de diversas possibilidades. Na Ásia, existem 3 das 7 maravilhas do mundo moderno: Petra na Jordânia, cidade esculpida na rocha calcária; Grande Muralha da China, que demonstra a capacidade de engenharia da milenar civilização chinesa; e o Taj Mahal, mausoléu indiano do século XVI.
Outra localidade que ganhou destaque internacional pode trazer a tona o debate da sustentabilidade ambiental: é o Mar de Aral, na Ásia Central. Os projetos de irrigação levaram ao colapso ambiental, com redução do tamanho do Mar, extinção de espécies e aumento da salinidade da água. Também desperta a curiosidade o estudo da formação da Cordilheira do Himalaia, “o teto do mundo”.
A questão religiosa também acaba despertando curiosidade e se pode estabelecer com as nossas vidas. É no Oriente Médio que surgiram as três grandes religiões monoteístas do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo. E outras religiões, como o hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o xintoísmo ajudam a formatar as sociedades, seja na Índia, na China, no Nepal ou no Japão.

3 OBJETIVO GERAL
Oferecer aos alunos a análise geopolítica, econômica, cultural e física da Ásia.

4 OBJETIVOS ESPECIFICOS
* Proporcionar aos alunos o conhecimento geral sobre o continente asiático;
* Visualizar a relação entre os diversos países asiáticos com nosso país, bem como interferências culturais existentes em nosso dia a dia, que perpassam influências asiáticas;
5 CONTEÚDOS:
- China
-Índia
- Japão
- Oriente Médio e petróleo;
- Tigres Asiáticos (Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura, Malásia);
-Sudeste Asiático
- Ásia Central

6 PROBLEMATIZAÇÃO:
Como associar o estudo de países geograficamente distantes, culturalmente “estranhos” (diferentes) a vivência cotidiana de cada estudante?
7 PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Efetivar a partir de diagnóstico explícito em aula dialogada, quais conhecimentos estes alunos possuem sobre a Ásia, sobretudo acerca da China, Índia, Japão, Oriente Médio, Tigres Asiáticos.
8 INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Aula expositiva;
Pesquisa Bibliográfica;
Pesquisa no CEMUT;
Registro Audiovisual;
Palestras/ Debates;
Apresentação prática;
Fotografias
Avaliações.
9 – AVALIAÇÃO:
Prova
Participação
Responsabilidade e atitudes
Seminário (apresentação oral dos grupos)
10 – PRÁTICA FINAL
Alunos deverão saber a localização do continente asiático, principais aspectos culturais, principais riquezas econômicas daquele continente.
11 BIBLIOGRAFIA

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para uma Pedagogia Histórico Crítica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

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