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quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Projeto do 4o bim da EBM Jardim do Lago

PLURALIDADE CULTURAL: CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Introdução
Este projeto, trabalhado com as turmas de 9ª série inicialmente, pelo fato de eles não terem estudado este continente no ano passado, e com as turmas de 8ª série, por estar na matriz curricular da Secretária de Educação, visa entender o continente africano em sua amplitude. Neste sentido, analisa-se historicamente a grandeza daquele continente, sua importância, sua heterogeneidade, e qual a influência a cultura africana tem no Brasil.

1 TEMA
África: povo, continente e pluralidade cultural.

2 JUSTIFICATIVA
O estudo do continente africano é significativo em Geografia, pelo fato de significar a existência de uma gama bastante diversificada de povos, distribuídos atualmente em 53 países. A presença da população negra, por todos os outros continentes, e em especial no Brasil, acabou se processando por maneira tortuosa, com o terrível processo de escravidão, acentuado no período das Grandes Navegações e do colonialismo; colonialismo este que causou enormes problemas de ordem econômico-social para a África, pois lá estão os países mais pobres do planeta, os piores indicadores sociais, fome, doenças, falta de estrutura básica . Mas muitas riquezas foram espoliadas no processo imperialista das nações europeias, e para piorar, foram acentuadas rivalidades étnicas históricas, e, após um demorado processo de descolonização, que se encerrou apenas na década de 70 do século passado, violentas guerra civis devastaram vários países africanos (Ruanda, Angola, Sudão, Nigéria, Somália, etc.).
Há também que se analisar a questão da existência da humanidade (que surgiu no continente africano) e ainda o fato de existirem reinos antigos, nas várias porções da África, bem como a heterogeneidade do continente. No norte da África, temos países como Egito, Argélia, Tunísia, Líbia e Marrocos, com população de origem árabe; grupos étnicos diferenciados como os berberes, os pigmeus, os bosquímanos, os zulus, etc.
Do ponto de vista da suas formações vegetais, há que se salientar a presença das savanas, com uma riqueza impressionante de fauna, as florestas equatoriais e tropicais, os desertos (como o Saara e o Kalahari).
Há ainda a questão específica da África do Sul. Este país, marcado no século XX pelo regime do apartheid, teve na eleição multirracial que conduziu Nelson Mandela a presidência, o surgimento de uma grande liderança, que mudou o cenário deste país. Após Mandela, a África do Sul se projetou, como país mais industrializado da África, faz parte do bloco comercial BRICS, realizou a Copa do Mundo de 2010 (pela primeira vez no continente africano)
E para finalizar, a questão da cultura afro-brasileira. Aproveita-se o conteúdo da matriz curricular, para debater e pesquisar a respeito da religiosidade (umbanda, candomblé, sincretismo religioso), a capoeira, a influência sobre a música (samba, axé, etc.), a miscigenação, as festas e tradições, a questão da escravidão e os problemas dos negros no Brasil hoje, os quilombos, o dia da Consciência Negra (20 de novembro), a influência na língua portuguesa.

3 OBJETIVO GERAL
Oferecer aos alunos a análise geopolítica, econômica, cultural e física da África.
4 OBJETIVOS ESPECIFICOS
* Proporcionar aos alunos o conhecimento geral sobre o continente africano;
* Visualizar a relação entre os diversos países africanos com nosso país, bem como interferências culturais existentes em nosso dia a dia, que perpassam influências africanas;
* Identificar a interferência africana na formação cultural brasileira.
5 CONTEÚDOS:
- África: visão geral do continente
- Riquezas, hidrografia, atividades econômicas, biodiversidade.
- Pobreza, fome, guerras, imperialismo.
- Apartheid, Nelson Mandela.
6 PROBLEMATIZAÇÃO:
Como associar o estudo de países geograficamente distantes, culturalmente “estranhos” (diferentes) a vivência cotidiana de cada estudante, bem como superar problemas relacionados a intolerância racial?
7 PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Efetivar a partir de diagnóstico explícito em aula dialogada, quais conhecimentos estes alunos possuem sobre África.
8 INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Aula expositiva e dialogada;
Pesquisa Bibliográfica;
Pesquisa no CEMUT;
Vídeos (sobre a Guerra Civil de Ruanda);
Palestras/ Debates;
Apresentação prática/Músicas;
Avaliações.
Filmes
Obs.: Foi trabalhado com os alunos o filme Invictus, que mostra a Copa do Mundo de Rúgbi, ocorrida na África do Sul, sob a presidência de Nelson Mandela. Foram sugeridos aos alunos ainda Hotel Ruanda, Tiros em Ruanda, Os deuses devem estar loucos ( os primeiros expõem a Guerra Civil de Ruanda e a vida dos bosquímanos, no terceiro filme).
As seguintes canções também foram trabalhadas (cada grupo pesquisou o contexto de cada uma, bem como interpretou as letras):
- Pérola Negra- fala do Ilê Ayê, bloco afro de Salvador;
- Mama Africa- fala da vida de uma negra pobre e associa a mulher, mãe solteira a Mãe África;
- Waving Flag- tema de propaganda para a Coca-Cola, mas originalmente uma música de protesto, que clama por liberdade;
- Waka Waka- foi tema de abertura da Copa do Mundo e fala da celebração, da festa, da integração, usando também frases em dialetos africanos
9 – AVALIAÇÃO:
Prova
Participação
Responsabilidade e atitudes
Seminário (apresentação oral dos grupos)
10 – PRÁTICA SOCIAL FINAL
Alunos deverão saber a localização do continente africano, principais aspectos culturais, principais riquezas econômicas daquele continente, seus problemas e fragilidades, e entender que o processo imperialista colaborou para que os piores indicadores sociais do planeta estão naquele continente.
11 BIBLIOGRAFIA

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para uma Pedagogia Histórico Crítica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SILVA, André Marcos de Paula e. História e Cultura Afro-Brasileiras. Curitiba: Expoente, 2008.

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