Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PROJETO ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL E PLANEJAMENTO URBANO COM O LEGO (Atividade com alunos da EJA do Ensino Fundamental em Guatambu-SC)

O objetivo do uso do Lego foi dinamizar a aula de Geografia do Ensino Fundamental na Escola de EJA de Guatambu e também discutir a questão do planejamento urbano, a partir da experiência de montagem com o brinquedo. Vale salientar, porém, que este Lego é voltado para a montagem de máquinas, portanto, a experiência não continha explicações nos livros fornecidos pelo SESI.
Foi iniciada a aula com uma pergunta, adaptada do livro O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, onde Sophie é questionada pelo misterioso filósofo sobre “por que o Lego é o brinquedo mais inteligente do mundo”?
Em seguida, foi utilizada a maquete realizada pela aluna Carla, do Ensino Médio, da mesma escola de EJA, que representou parte do relevo próximo à cidade de Guatambu, com destaque ao Rio Tigre (a jusante da Barragem e a própria Barragem) e lavouras que circundam a PCH próxima a cidade de Guatambu - SC. Convém salientar que a atividade realizada por esta aluna, acabou contribuindo para os dois níveis de ensino, pois tanto no Ensino Médio, quanto no Ensino Fundamental, foi debatida a questão da representação cartográfica do espaço geográfico, seja através de mapas, globos, ou maquetes. Uma maquete é uma representação mais viva do espaço real, pois se colocam as formas do relevo, impossíveis de serem claramente demonstradas nos mapas e globos, a não ser pela legenda.
Em seguida, partiu-se para a construção coletiva: professor e alunos opinando sobre a possibilidade de se organizar uma cidade a partir das peças de Lego. Construiu-se uma rua com passarela, um lago, um depósito de lixo afastado da cidade, uma grande obra representando uma empresa, também afastada da parte residencial da cidade.
Após foi feita uma ampla discussão a respeito do planejamento urbano. Foi falado em Plano Diretor, em Código de Posturas, na reutilização do lixo (reciclável ou orgânico, no caso de biodigestores, por exemplo). Foram apontados problemas em nosso planejamento urbano (poderá se perceber nas fotos), pois a passarela ficou excessivamente distante do cruzamento das ruas, e neste ponto se discutiu a necessidade de humanizar o trânsito, com facilidade para a mobilidade urbana, com respeito aos pedestres, ao sossego alheio. Alunos salientaram que há vários problemas de abuso no trânsito em Guatambu, que é uma cidade bem pequena. Também salientaram sobre como a cidade de Guatambu é pensada do ponto de vista do crescimento: existem fatores que “puxam” a urbanização para um ou outro lado, como por exemplo, o fato de haver rio, ou interesses econômicos de alguns. O professor usou exemplos de Chapecó: os casos da Empresa Sadia e do Presídio Regional; quando projetados estavam longe da intensa ocupação urbana, hoje já causam problemas à locomoção e mobilidade urbana, no caso da Sadia e aos moradores do Bairro Santa Maria, no caso do Presídio (inclusive com mobilizações que levarão a transferência daquela localidade).
Tentou se transmitir na atividade também como é difícil organizar o espaço geográfico, especialmente no caso das cidades. Estas angústias deveriam servir para a formação de todos os gestores públicos e todos os cidadãos deveriam se envolver na equalização dos problemas. Foi citado o exemplo do lixo que entope bueiros (alguém jogou), mas se ocorre um alagamento, se culpa apenas o prefeito, ou o governador, ou a presidente.
E por fim se conclui sobre a pergunta feita a Sophie. O Lego é adaptável, pode virar várias coisas, a partir da nossa imaginação. Como em nosso planeta, todas as peças são importantes. E mais os encaixes precisam ser bem feitos. Portanto, se levarmos para a vida este ensinamento, o problema de um é problema de todos. Um mundo solidário, em que as pessoas se respeitem e respeitem o meio ambiente; um mundo em que as “pecinhas/pessoas” não fossem ignoradas, não passassem fome, não se odiassem por motivo algum, quiçá banais como religião e poder, estaríamos em um mundo melhor.
Professor Cesar Capitanio e Alunos de EJA - Escola SESI Papelão União – Guatambu, SC.
Créditos das Fotos: Cesar Capitanio

Nenhum comentário:

Postar um comentário