Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

BBC denuncia corrupção na CBF

Ter., 24 de maio de 2011
Foi ao ar nesta segunda-feira no canal de TV inglês BBC uma reportagem mostrando que o presidente da CBF Ricardo Teixeira e o ex-presidente da Fifa João Havelange receberam propina pela Fifa, pagas pela International Sports & Leisure (ISL), extinta agência de marketing esportivo que era responsável por negociar os direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo.

Segundo o programa da BBC, Texeira e Havelange teriam feito um acordo na Justiça suíça em que concordaram em pagar uma multa de cerca de R$ 8,9 milhões para escapar de processo, aberto após a falência da ISL no início da década de 2000. A legislação suíça proíbe a divulgação de detalhes de acordos judiciais, mas um promotor da cidade de Zug quebrou esse sigilo.

A reportagem mostrou ainda que a Fifa tentou impedir a quebra do sigilo e a divulgação dos detalhes do processo, além de ter tentado impedir também a veiculação da reportagem feita pela BBC. Os autores da matéria tentaram ainda entrar em contato com Havelange e Teixeira, que se recusaram a responder à BBC.

A Fifa também se recusou a comentar o assunto, e o presidente da entidade, Joseph Blatter, negou que a entidade seja corrupta.

O escândalo vem à tona menos de duas semanas antes das eleições presidenciais em que Blatter concorre com o qatariano Mohamed Bin Hammam a um quarto mandato à frente da entidade.

O presidente da Fifa Joseph Blatter declarou que, caso seja reeleito no pleito do dia 1 de junho, promoverá mudanças na entidade, com o objetivo de “reconstruir a imagem da Fifa”, após os recentes escândalos de corrupção e revelou que já foi vítima de uma tentativa de suborno.

– Certa vez recebi um envelope, quando era secretário-geral, e nesse envelope havia uma quantidade de dinheiro. Não pude recusar, pois colocaram no meu bolso – disse Blatter, acrescentando que o dinheiro foi devolvido ao responsável pela tentativa de suborno, cujo nome não revelou.

Disponível em :http://www.flanews.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=5529:bbc-denuncia-corrupcao-na-cbf&catid=1:noticias&Itemid=12. Acesso em 26/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário