Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mar Morto

Disponível em:http://ciencia.hsw.uol.com.br/mar-morto-morto.htm.Acesso em:14/09/2011
O Mar Morto está mesmo morto?
por Alia Hoyt - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Em nome apenas, o Mar Morto pode não parecer o lugar mais charmoso do mundo para visitar. Apesar de seu nome soturno, o corpo de água salgada é conhecido por sua capacidade de fortificar a mente, o corpo e a alma. Apenas um dos muitos aspectos fascinantes do Mar Morto está, de fato, assim, já que sua superfície está 396 metros abaixo do nível do mar, sua costa é o ponto mais baixo da Terra. Localizado em um vale que está cercado pela Cisjordânia, pela Jordânia e por Israel, o Mar Morto cobre aproximadamente 402 km2. Dada a sua localização, não é surpresa que o Mar Morto (ou o Mar de Sal, como ele é chamado no Velho Testamento) tenha uma história religiosa extensa. Além disso, acredita-se que seu ex principal afluente, o rio Jordão, tenha sido o lugar onde Jesus foi batizado.Então, o que exatamente dá ao Mar Morto o seu nome? O Mar Morto é diferente de todas as outras porções de água na Terra porque é incrivelmente salgado, com um nível de salinidade entre 28% e 35%. Como comparação, os oceanos mais salgados do munto têm de 3% a 6% de salinidade. O Mar Morto deve seu alto conteúdo de sal mineral a vários fatores. Primeiro, ele é completamente cercado isolado do mar, por isso qualquer água doce ou salgada que flui dentro dele vinda do rio Jordão e de outros afluentes está aprisionado - até evaporar. A evaporação acontece rapidamente porque aquele pedaço do mundo é, para colocar de forma leve, extremamente quente. Quando a água evapora, os minerais salgados são deixados para trás, fazendo com que a água restante se torne mais e mais concentrada com sal.

Claro que, que o velho sal de mesa regular não é o que dá ao Mar Morto o seu encanto. Em vez disso, pelo menos 35 tipos diferentes de sal mineral (como aqueles encontrados nos oceanos) estão presentes em quantidades massivas. Alguns dos minerais presentes incluem potássio, bromo, cálcio, magnésio e iodo. Esses são os sais que dão ao Mar Morto seu nome. Qualquer criatura viva ou planta (mesmo algas) que se atreva a entrar nessas águas carregadas de sal morre quase que instantaneamente. Apenas organismos simples como micróbios podem sobreviver em condições tão hostis. O Mar Morto é simplesmente muito salgado para qualquer coisa existir.

Na próxima página, vamos discutir como o Mar Morto em si está morrendo.

Ameaças ao Mar Morto
Infelizmente para o Mar Morto e para aqueles que valorizam seu significado histórico e cultural, essa porção de água pode estar a caminho de desaparecer até 2050 [fonte: BBC News]. A organização Friends of the Earth (Oriente Médio) atribui os sempre decrescentes níveis de água no Mar Morto ao simples fato de que menos água está entrando via rio Jordão e afluentes. Isso se deve à intervenção humana na forma de dutos, barragens e reservatórios desviando a água para outras áreas. A Friends of the Earth afirma que essas práticas já provocaram estragos no Mar Morto, diminuindo sua área de superfície em um terço.
O grupo também afirma que a o nível de água não é a única coisa afetada. A área que cerca o Mar Morto é lar de um ecossistema diversificado de plantas, pássaros e outros animais selvagens, todas elas dependentes do corpo de água. Claro que os defensores do desvio da água do Mar Morto apontam para a seca crônica na área, alegando que a água deveria ser colocada para uso doméstico e agrícola. Uma solução potencial para esse problema é a construção de um canal que canalizaria a água do Mar Vermelho para o Mar Morto. O projeto é conhecido como o Canal dos Dois Mares, e teria 180 km de extensão. Opositores do canal alegam que ele danificaria a integridade da água salgada no Mar Morto, mudando para sempre sua composição mineral [fonte: National Geographic News]. Os críticos também estão preocupados que os aquíferos de água doce na área poderiam ficar comprometidos pela água do Mar Morto no caso de um terremoto.
Os ativistas também estão trabalhando para limitar o desenvolvimento na área que cerca do Mar Morto. A área é controlada pelos governos de Israel, Jordânia e Palestina, aos quais a Friends of Earth acusa de estar apoiando o desenvolvimento que poderia ameaçar a integridade ambiental e cultural da área. Os planos incluiriam a construção de mais hotéis e outros complexos industriais. A Friends of Earth diz que um esforço mais coordenado entre os governos poderia proteger a integridade ambiental da área.

Apesar dessas ameaças permanentes ao Mar Morto, esse extraordinário corpo de água é capaz de muitos poderes rejuvenescedores. A seguir vamos detalhar os vários recursos terapêuticos do Mar Morto.

Minerais e lama: Qualidades revigorantes do Mar Morto

Como aprendemos, mais de 35 diferentes tipos de minerais podem ser encontrados nas águas do Mar Morto, e muitas pessoas confirmam sinceramente as qualidades para mudança de vida que esses minerais possuem. Na verdade, esses minerais são considerados tão valiosos que uma companhia chamada Dead Sea Works tem 1.600 empregados que trabalham dia e noite colhendo-os. Acredita-se que os sais minerais curem ou aliviem os sintomas de enfermidades que variam de problemas de pele, como psoríase e dermatite atópica, a fibromialgia.

Minerais e lama: Qualidades revigorantes do Mar Morto
Como aprendemos, mais de 35 diferentes tipos de minerais podem ser encontrados nas águas do Mar Morto, e muitas pessoas confirmam sinceramente as qualidades para mudança de vida que esses minerais possuem. Na verdade, esses minerais são considerados tão valiosos que uma companhia chamada Dead Sea Works tem 1.600 empregados que trabalham dia e noite colhendo-os. Acredita-se que os sais minerais curem ou aliviem os sintomas de enfermidades que variam de problemas de pele, como psoríase e dermatite atópica, a fibromialgia.
A densidade da água salgada do Mar Morto é tão alta, que é possível boiar sem o menor esforço
© Simon Podgorsek / iStockphoto
A densidade da água salgada do Mar Morto é tão alta, que é possível boiar sem o menor esforço
O Centro de Pesquisa Mar Morto (Dead Sea Research Center) propõe um programa de tratamento em sete passos para clientes procurando alívio dermatológico. Para começar, o paciente passa algum tempo no sol, nos bancos de sal do Mar Morto - os raios UV quentes do sol são filtrados devido à alta pressão atmosférica na área. Esse passo é seguido por um banho no Mar Morto em si e em seguida aplicação de cremes hidratantes, banhos de termo-minerais e de lama, tratamento do couro cabeludo, aconselhamento psicológico opcional e uma consulta com um médico. Os tratamentos para doenças reumáticas são mais variados, mas com frequência incluem banhos de enxofre, banhos de sal, banhos de cloreto de sódio e, claro, banhos nas águas do Mar Morto.
Pacientes com doenças respiratórias, como asma, doença obstrutiva crônica de pulmão e fibrose cística, frequentemente se beneficiam dos altos níveis de oxigênio da área, combinado com os baixos níveis de poluição e alérgenos do ambiente. O centro de pesquisa afirma que esses fatores permitem aos pacientes controlar os sintomas sem a necessidade de equipamento médico. A terapia do Mar Morto também é usada para tratar a Doença de Crohn, doenças ortopédicas, doença do coração e hipertensão.



Mar Morto-Salinidade faz as pessoas boiarem














Lama do Mar Morto é medicinal













Fontes

* Anderson, John Ward. "For Dead Sea, a Slow and Seemingly Inexorable Death." Washington Post. 19 de maio de 2005.
http://www.washingtonpost.com/wpdyn/content/article/2005/05/18/AR2005051802400.html
* "Dead Sea." BiblePlaces.com. (15/09/2008).
http://www.bibleplaces.com/deadsea.htm
* "Dead Sea." Catholic Encyclopedia. (15/09/2008).
http://newadvent.org/cathen/04658a.htm
* "Dead Sea, Jordan." AtlasTours.net. (15/09/2008).
http://www.atlastours.net/jordan/deadsea.html
* "Dead Sea - Location Profile." Ancient Sandals. (15/09/008).
http://ancientsandals.com/overviews/dead_sea.htm
* Dead Sea Research Center. (15/09/2008).
http://www.deadsea-health.org/
* Elliman, Wendy. "The Living Dead Sea." Focus on Israel. Abril de 1999 (16/09/2008).
http://www.mfa.gov.il/MFA/MFAArchive/1990_1999/1999/4/FOCUS+on+Israel-+The+Living+Dead+Sea.htm
* Friedman, Matti. "Dead Sea Scroll Put on Rare Display in Israel." National Geographic News. May 13, 2008 (15/09/2008).
http://news.nationalgeographic.com/news/2008/05/080513-AP-israel-anci.html
* Hawley, Caroline. "Dead Sea to Disappear by 2050." BBC News. 3 de agosto de 2001.
http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/1472842.stm
* "Lowest Elevation…Dead Sea." Extreme Science. (15/09/2008).
http://www.extremescience.com/DeadSea.htm
* Milstein, Mati. "Diverting Red Sea to Save Dead Sea Could Create Environmental Crisis." National Geographic News. 14 de dezembro de 2006. http://news.nationalgeographic.com/news/2006/12/061214-dead-sea.html
* O'Neil, L. Peat. "Bible-Era Artifacts Highlight Archaeology Controversy." National Geographic News. 18 de abril de 2003 (15/09/2008).
http://news.nationalgeographic.com/news/2003/04/0418_030418_bibleartifact.html
* Whitehouse, David. "Dead Sea Keeps Falling." BBC News. 22 de janeiro de 2002.
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/1773871.stm

Nenhum comentário:

Postar um comentário