Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CARTA DO IV SUSTENTAR (Carta de Chapecó-SC)

Sustentar termina com saldo positivo e proposições importantes

CARTA DO IV SUSTENTAR


Um dos maiores desafios deste século é garantir o acesso universal à energia, ao conhecimento, à alimentação, a cultura e a democracia.

Esses temas vêm pautando o Sustentar – Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável. Nesses quatro anos a temática SUSTENTABILIDADE tornou-se tema central e nesta edição a necessidade de avançarmos para uma economia verde ficou em evidência.

A cada edição do Sustentar conhecemos novos projetos e iniciativas, que nos dão a certeza de que estamos no caminho certo na socialização do conhecimento e na busca do crescimento responsável.

Por isso precisamos avançar ainda mais em temas como:

Criação de uma legislação nacional e estadual para o fomento às energias alternativas, sobretudo para a viabilidade da mini e da microgeração;

Que as alterações no Código Florestal Brasileiro não permitam destruição dos biomas nem prejudiquem as populações vulneráveis que mais sofrem com os efeitos da mudança climática; que haja uma clara diferenciação entre agricultura familiar/camponesa e o agronegócio;

Que os nossos governos nos conduzam a uma economia de baixo carbono, tanto na agricultura, quanto na indústria e no setor de serviços; para isso é necessário alocar recursos institucionais para programas inovadores e de inclusão no campo, como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), alimentação orgânica e agroecológica.

É urgente a implementação do PSA pelos governos federal, estaduais e municipais, garantindo assim uma poderosa ferramenta de preservação da floresta e demais recursos naturais.


Que os tomadores de decisões criem mecanismos capazes de incentivar o consumo responsável, tendo como foco a eficiência energética, seja no uso de recursos naturais, seja nos processos industriais ou na agricultura.

Vamos fortalecer a Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), nascida no Sustentar do ano passado, para que seja um elemento aglutinador dos anseios acadêmicos, empresariais e sociais em toda a região Oeste de Santa Catarina e que possa tornar-se referência para o Brasil.

Por fim o IV Sustentar quer sugerir caminhos para avançarmos mais e tornar Santa Catarina de fato, referência nacional em energias renováveis ao ponto de levarmos nossas inquietações e nosso exemplo para a mesa de discussões da Rio + 20, que acontecerá em 2012 e deixará o Brasil, mais uma vez, na vitrine mundial quanto ao futuro do planeta.

O país e nosso estado precisam desenvolver-se de forma equilibrada. Para enfrentar as adversidades que as mudanças climáticas já impõem à sociedade, a aposta certa é a economia verde: universalizar o acesso à energia alternativa renovável, buscar meios de produção ambientalmente sustentáveis e mudar os padrões de produção e de consumo.

O IV Sustentar propõe:

A realização do V Sustentar, em 2012;
Encaminhamento de projetos de lei para regulamentação de micro e minigeração de energia alternativa renovável no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa
Instigar a mobilização da sociedade nas discussões de alteração do Código Florestal Brasileiro
Contemplar no programa Minha Casa Minha Vida a energia solar térmica e fotovoltaica
Trabalhar pelo arrendamento da terra dos agricultores em áreas de projetos de PCHs, aos moldes dos projetos eólicos;
Buscar que o Fundo do Pré Sal para fomentar projetos de sustentabilidade seja aplicado prioritariamente em projetos de energias renováveis e produção agropecuária sustentável.

Disponível em:http://sustentar2011.blogspot.com. Acesso em:01/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário