Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pequeno resumo de Filosofia (Alunos da EJA-SESI)

MITO-Conjunto de informações e conhecimentos espontâneos, que não necessitam de provas. Exemplos: Mito da Mandioca, do boto cor de rosa, de Narciso, do deus Thor.
RELIGIÃO-deriva de um conjunto de mitos que passa a ser seguida, com crenças sobrenaturais, incluindo a presença de deus (ses). Religar (com o divino)
Panteísmo – religiões ligadas aos cultos animistas, fetichistas ou totemistas, dos primeiros agrupamentos humanos. Deus é tudo.
Politeísmo – vários deuses. Divindades greco-romanas, hinduísmo, religiosidade egípcia, nórdica, asteca, etc.
Monoteísmo – um único deus. Judaísmo, Cristianismo, Islamismo.
Ateísmo – desconsidera-se a existência de um ser superior. Budismo, religiões asiáticas modernas, ausência de religião.
FILOSÓFOS DA NATUREZA OU PRÉ-SOCRÁTICOS
Tales de Mileto – vida surge da água. Anaximandro – o mundo se desdobra em outros mundos, infinito. Anaxímenes – o mundo surge do ar. Parmênides – o mundo e todas as coisas sempre existiram; nossos sentidos nos dão uma visão enganosa do mundo. Heráclito – tudo está em constante movimento, tudo flui; “não podemos entrar duas vezes no mesmo rio”. Empédocles – a natureza deriva da combinação da terra, do ar, do fogo e da água. Anaxágoras – o mundo é constituído de minúsculas partículas invisíveis. Demócrito – tudo é imutável e eterno, minúsculas partículas indivisíveis que ele chamou de “átomos”.
SÓCRATES – questionador, instigava as pessoas com questionamentos (maiêutica), foi condenado a beber cicuta (veneno), não deixou nada escrito. “Só sei que nada sei”.
PLATÃO - discípulo de Sócrates, organizou as ideias deste na obra Diálogos. Organizou a escola que recebeu o nome de Academia de Platão (teve quase mil anos de existência a referida escola). Cada coisa que há no mundo de um modelo ideal, para que se tenha a noção (de belo, de feio, de valente, etc.) Mito da Caverna: a mente humana é comparada a um homem que vive em uma caverna. Para Platão, o filósofo consegue ver a vida real com mais profundidade, consegue ver mais do que sombras projetadas na parede caverna.
ARISTÓTELES – discípulo de Platão, tentou conciliar o idealismo platônico com o materialismo já existente (em Demócrito, por exemplo). Fundou uma Escola próxima ao templo de Apolo Lício (liceu). Dividiu o mundo em coisas inanimada (pedras, terra, etc), coisas vivas (pessoas, vegetais, animais). Estes são movidos pelos corpos celestes; já os corpos celestes são movidos pelo “primeiro motor” ou Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário