Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Chapecó, 94 anos

Chapecó é a principal cidade do Oeste de SC. É conhecida como a capital do Oeste. Cidade de cerca de 190 mil habitantes, com uma economia pujante, e uma população extremamente heterogênea. Sua ocupação se dá a partir da fundação do município em 25 de agosto de 1917. Mas a sede municipal inicialmente ficou revezada em Passo Bormann (atual Distrito de Marechal Bormann, Chapecó-SC), e Xanxerê (um município próximo, emancipado em 1954).
O nome Chapecó deriva do Rio Chapecó (que nem corta o atual território chapecoense A historiografia é meio confusa, falam que Chapecó siginifca "Caminho das Roças", ou que tem a ver caçar com fachos em cachoeiras, mas quando dei aulas na Escola Kaigang Sãpe-Ty-Kó, pronúncia "Champetakó", os indígenas diziam que em Kaingang significaria "chapeú de cipó".
Por ser próximo ao Rio Grande do Sul, e a colonização municipal se dar por muitos imigrantes gaúchos, as tradições municipais envolvem a exisntência de CTGs, ao churrasco e ao chimarrão, as preferências clubísticas a Inter e Grêmio (e é claro, para a Chapeconese, o time local).

Nenhum comentário:

Postar um comentário