Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Extrativismo versus agropecuária na reserva extrativista do Rio Ouro Preto - Guajará Mirim/Nova Mamoré - RO: Diferenciais de renda e perspectivas de s

Dissertação de mestrado de Maurício Sacramento apresentada à Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília.

Resumo

As Reservas Extrativistas têm sido foco de debates sobre o desenvolvimento econômico na Amazônia e seus aspectos sociais e ambientais. Estudos para entender o processo de uso do solo têm sido vistos como importantes ferramentas para entender a dinâmica social e da ocupação dos espaços. A partir deles pode-se propor intervenções para influenciar o uso legal deste espaço.

Esta dissertação objetivou entender o processo de uso do solo e dos recursos da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto/ RO (REROP), e como o desenvolvimento econômico o está afetando. Por meio de análises estatísticas foram identificados fatores que o estão influenciando. A REROP foi caracterizada com relação às variáveis relacionadas a aspectos sociais, ambientais e econômicos, comparadas entre duas amostragens e entre as comunidades da reserva.

Foram encontradas correlações entre algumas variáveis, destacando-se as positivas entre Distância e Borracha; Renda Extrativista e Borracha; Renda Agropecuária e Farinha e Renda Total e Renda Agropecuária. O resultado da análise de variância mostrou que algumas variáveis se comportam diferentemente na reserva, como a Borracha, Farinha e Anos°Reserva. A regressão linear resultou em modelos que explicassem o uso do solo, como por exemplo, a produção de borracha selecionou as variáveis Distância e Força Masculina como a influenciando positivamente. Foram também gerados modelos com investigações socioeconômicas. A regressão logística obteve um modelo identificando variáveis responsáveis pela renda per capita anual de uma unidade familiar para a Classe 1 e Classe 6.

As variáveis Borracha e Mandioca descrevem negativamente a renda da Classe 1 e a Farinha descreve positivamente a renda da Classe 6. Cada modelo foi utilizado numa simulação de probabilidade de uma unidade familiar ser encontrada naquela classe. Pode-se concluir que a farinha de mandioca é o principal responsável pelo ingresso monetário na reserva.

Estas descobertas permitem concluir que há indícios de que as atividades extrativistas na REROP estarão comprometidas em médio e longo prazos, caso não se adotem mecanismos de intervenção sobre a dinâmica observada. Embora esta análise tenha sido feita em um período curto após a sua criação, possui características alarmantes, tanto para a sua continuidade quanto para a sua cobertura florestal.
Disponível em: http://www.amazonia.org.br/guia/detalhes.cfm?id=58549&tipo=6&cat_id=46&subcat_id=198

Nenhum comentário:

Postar um comentário