Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Penãrol do Uruguai

É um clube de futebol Uruguaio sediado em MONTEVIDÉO. Foi fundado em 1891, ou 1913.
É um dos times mais tradicionais e vitoriosos da América do Sul, pois possui Cinco Conquistas da Copa Libertadores da América,
E Três títulos Intercontinentais.
Manda seus jogos no estádio, 'o Centenario' , que tem capacidade para 76 mil espectadores. Seu estádio próprio é muito pouco utilizado para jogos oficiais , porque tem capacidade apenas para 18 mil espectadores, insuficiente para atender a média de 30 mil espectadores por partida no Campeonato Uruguaio .

Presidente: Juan Pedro Damiani
Treinador: Gregório Pérez
Patrocinador: Ancel
Material esportivo: Puma.
Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Club_Atl%C3%A9tico_Pe%C3%B1arol. Acesso em:18/10/2011



Esperamos que aproveite...
Alunas da 83
Ketlyn Cristina Mix
Mileide Lauredina Ferreira Vieira
Kauana Mass

Geografia da América Platina

Os alunos dos oitavos anos da EBM Jardim do Lago estão fazendo uma pesquisa sobre os principais clubes esportivos da América Platina (Uruguai, Paraguai e Argentina). Com o histórico destes clubes, podemos discutir questões históricas de diversas localidades, como Assunción, Montevidéo, Buenos Aires, Rosário, La Plata, enfim. Na sequência, alguns textos sobre estes clubes, elaborados pelos alunos.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Olha a juventude digital

Juventude Digital por João Montanaro (joaomontanaro.blogspot.com)




Disponível em:http://www.rodrigovianna.com.br/wp-content/uploads/2011/10/juv1.jpg. Acesso em: 14/10/2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Renato Russo (15 anos da morte)

Renato Manfredini Júnior, nome artístico: Renato Russo (Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 – Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996) foi um cantor e compositor brasileiro.

[1] Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978), que durou quatro anos e terminou devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos.[2] Russo herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira. Nessa mesma época, aos 18 anos, assumiu para sua mãe que era bissexual e, em 1988, publicamente.[1]

Em 1982, integrou a banda Legião Urbana, desenvolvendo um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte, em 11 de outubro de 1996.

Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Laura Pausini, Biquini Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude.

Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Russo. Acesso em:11/10/2011

Comentário do blogueiro
Para a Geografia, as composições da Legião Urbana são muito importantes. É o caso de Que país é este, que discute problemas sociais das diversas regiões brasileiras, ou Geração Coca-Cola, que aponta a questão do consumismo e a influência cultural e econômica estadunidense sobre nossa juventude. Mas podemos citar várias canções, de boa qualidade: Faroeste Caboclo, Mais do Mesmo, Hoje à noite não tem luar, Metal contra as nuvens, Por Enquanto, Índios, Eduardo e Mônica, etc.

Nas trilhas do passado

Enquanto percorria as margens do rio Uruguai em busca de pontos para realização de trilhas, Marcos Maroso encontrou objetos diferentes que lhe chamaram atenção. Tratava-se de cerâmica arqueológica produzida há muitos séculos por grupos agricultores que ocuparam a área. O material aflorava devido as cheias do rio Uruguai, o grande volume e a força das águas provocam erosão nas margens de forma que o sítio arqueológico acabou impactado.

Marcos divulgou o achado, e a equipe do CEOM juntamente com a equipe de reportagem da RBS Chapecó realizaram visita ao local no dia 13 de setembro, para ver do que se tratava. O sítio arqueológico localizado por Marcos Maroso fica na Volta do Uvá em Itá-SC, uma região conhecida pelos arqueólogos desde a década de 1980 quando alguns dos sítios localizados na área foram escavados, pois seriam atingidos pela UHE Itá. Contudo, os moradores informaram que houve uma alteração no projeto da hidrelétrica e a área acabou não sendo totalmente destruída, fazendo com que parte dos sítios ficassem de certa forma preservados.

A arqueóloga do CEOM, Mirian Carbonera observa que “foi uma redescoberta, os relatórios descreviam que a área seria destruída, e agora pudemos constatar que ainda existe possibilidade de serem realizadas novas pesquisas na área”. A arqueóloga desenvolve sua tese de doutorado com material que foi escavado nessa região, ainda na década de 1980 pela arqueóloga Marilandi Goulart, e o tema são os sítios arqueológicos que apresentam cultura material cerâmica de duas culturas distintas, Guarani e Jê.

Mirian Carbonera ainda afirma que “o trabalho de Marcos foi importante, pois ele buscou profissionais especializados para entender melhor o achado, isso é muito importante para os arqueólogos que dependem não só do material encontrado mas do contexto onde o sítio esta implantado. O sítio já possui registro no cadastro nacional de sítios arqueológicos, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – órgão federal que acompanha e fiscaliza o patrimônio arqueológico brasileiro.

O sítio arqueológico é muito importante para o entendimento da pré-história regional, pois será possível realizar novas pesquisas que trarão novos elementos sobre as antigas sociedades que aqui viveram.

O que fazer se você suspeitar ter encontrado um sítio arqueológico: aconselha-se evitar recolher os objetos e solicitar a presença de um profissional especializado. Na região, o Ceom por meio de termo de convênio com a 11ª Superintendência do IPHAN/SC é uma instituição responsável por gerenciar, fiscalizar e salvaguardar o patrimônio arqueológico regional.

Material cerâmico já higienizado, encontrado no sítio arqueológico localizado na Linha Fátima, Itá/SC .

Disponível em:http://www.unochapeco.edu.br/ceom/noticias/nas-trilhas-do-passado. Acesso em:11/10/2011

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PROJETO ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL E PLANEJAMENTO URBANO COM O LEGO (Atividade com alunos da EJA do Ensino Fundamental em Guatambu-SC)

O objetivo do uso do Lego foi dinamizar a aula de Geografia do Ensino Fundamental na Escola de EJA de Guatambu e também discutir a questão do planejamento urbano, a partir da experiência de montagem com o brinquedo. Vale salientar, porém, que este Lego é voltado para a montagem de máquinas, portanto, a experiência não continha explicações nos livros fornecidos pelo SESI.
Foi iniciada a aula com uma pergunta, adaptada do livro O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, onde Sophie é questionada pelo misterioso filósofo sobre “por que o Lego é o brinquedo mais inteligente do mundo”?
Em seguida, foi utilizada a maquete realizada pela aluna Carla, do Ensino Médio, da mesma escola de EJA, que representou parte do relevo próximo à cidade de Guatambu, com destaque ao Rio Tigre (a jusante da Barragem e a própria Barragem) e lavouras que circundam a PCH próxima a cidade de Guatambu - SC. Convém salientar que a atividade realizada por esta aluna, acabou contribuindo para os dois níveis de ensino, pois tanto no Ensino Médio, quanto no Ensino Fundamental, foi debatida a questão da representação cartográfica do espaço geográfico, seja através de mapas, globos, ou maquetes. Uma maquete é uma representação mais viva do espaço real, pois se colocam as formas do relevo, impossíveis de serem claramente demonstradas nos mapas e globos, a não ser pela legenda.
Em seguida, partiu-se para a construção coletiva: professor e alunos opinando sobre a possibilidade de se organizar uma cidade a partir das peças de Lego. Construiu-se uma rua com passarela, um lago, um depósito de lixo afastado da cidade, uma grande obra representando uma empresa, também afastada da parte residencial da cidade.
Após foi feita uma ampla discussão a respeito do planejamento urbano. Foi falado em Plano Diretor, em Código de Posturas, na reutilização do lixo (reciclável ou orgânico, no caso de biodigestores, por exemplo). Foram apontados problemas em nosso planejamento urbano (poderá se perceber nas fotos), pois a passarela ficou excessivamente distante do cruzamento das ruas, e neste ponto se discutiu a necessidade de humanizar o trânsito, com facilidade para a mobilidade urbana, com respeito aos pedestres, ao sossego alheio. Alunos salientaram que há vários problemas de abuso no trânsito em Guatambu, que é uma cidade bem pequena. Também salientaram sobre como a cidade de Guatambu é pensada do ponto de vista do crescimento: existem fatores que “puxam” a urbanização para um ou outro lado, como por exemplo, o fato de haver rio, ou interesses econômicos de alguns. O professor usou exemplos de Chapecó: os casos da Empresa Sadia e do Presídio Regional; quando projetados estavam longe da intensa ocupação urbana, hoje já causam problemas à locomoção e mobilidade urbana, no caso da Sadia e aos moradores do Bairro Santa Maria, no caso do Presídio (inclusive com mobilizações que levarão a transferência daquela localidade).
Tentou se transmitir na atividade também como é difícil organizar o espaço geográfico, especialmente no caso das cidades. Estas angústias deveriam servir para a formação de todos os gestores públicos e todos os cidadãos deveriam se envolver na equalização dos problemas. Foi citado o exemplo do lixo que entope bueiros (alguém jogou), mas se ocorre um alagamento, se culpa apenas o prefeito, ou o governador, ou a presidente.
E por fim se conclui sobre a pergunta feita a Sophie. O Lego é adaptável, pode virar várias coisas, a partir da nossa imaginação. Como em nosso planeta, todas as peças são importantes. E mais os encaixes precisam ser bem feitos. Portanto, se levarmos para a vida este ensinamento, o problema de um é problema de todos. Um mundo solidário, em que as pessoas se respeitem e respeitem o meio ambiente; um mundo em que as “pecinhas/pessoas” não fossem ignoradas, não passassem fome, não se odiassem por motivo algum, quiçá banais como religião e poder, estaríamos em um mundo melhor.
Professor Cesar Capitanio e Alunos de EJA - Escola SESI Papelão União – Guatambu, SC.
Créditos das Fotos: Cesar Capitanio

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Imprensa brasileira foi à França reclamar de premiação a Lula

Publicado, originalmente, às 13:hs de 27 de setembro de 2011

Não pode passar batido um dos momentos mais patéticos do jornalismo brasileiro. Acredite quem quiser, mas órgãos de imprensa brasileiros como o jornal O Globo mandaram repórteres à França para reclamar com Richard Descoings, diretor do instituto francês Sciences Po, por escolher o ex-presidente Lula para receber o primeiro título Honoris Causa que a instituição concedeu a um latino-americano.

A informação é do jornal argentino Pagina/12 e do próprio Globo, que, através da repórter Deborah Berlinck, chegou a fazer a Descoings a seguinte pergunta: “Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?”.

No relato da própria repórter de O Globo que fez essa pergunta constrangedora havia a insinuação de que o prêmio estaria sendo concedido a Lula porque o grupo de países chamados Bric’s (Brasil, Rússia, Índia e China) estuda ajudar a Europa financeiramente, no âmbito da crise econômica em que está mergulhada a região.

A jornalista de O Globo não informa de onde tirou a informação. Apenas a colocou no texto. Não informou se “agrados” parecidos estariam sendo feitos aos outros Bric’s. Apenas achou e colocou na matéria que se pretende reportagem e não um texto opinativo. Só esqueceu que o Brasil estar em condição de ajudar a Europa exemplifica perfeitamente a obra de Lula.

Segundo o relato do jornalista argentino do Pagina/12, Martín Granovsky, não ficou por aí. Perguntas ainda piores seriam feitas.

Os jornalistas brasileiros perguntaram como o eminente Sciences Po, “por onde passou a nata da elite francesa, como os ex-presidentes Jacques Chirac e François Mitterrand”, pôde oferecer tal honraria a um político que “tolerou a corrupção” e que chamou Muamar Khadafi de “irmão”, e quiseram saber se a concessão do prêmio se inseria na política da instituição francesa de conceder oportunidades a pessoas carentes.

Descoings se limitou a dizer que o presidente Lula mudou seu país e sua imagem no mundo. Que o Brasil se tornou uma potência emergente sob Lula. E que por ele não ter estudo superior sua trajetória pareceu totalmente “em linha” com a visão do Sciences Po de que o mérito pessoal não deve vir de um diploma universitário.

O diretor do Science Po ainda disse que a tal “tolerância com corrupção” é opinião, que o julgamento de Lula terá que ser feito pela história levando em conta a dimensão de sua obra (eletrificação de favelas e demais políticas sociais). Já o jornalista argentino perguntou se foi Lula quem armou Khadafi e concluiu para a missão difamadora da “imprensa” tupiniquim: “A elite brasileira está furiosa”.


Disponível em:http://www.blogcidadania.com.br/2011/09/imprensa-brasileira-foi-a-franca-reclamar-de-premiacao-a-lula/. Acesso em:03/10/2011

Comentário do blogueiro: que patético. E por isso que ficam com medo do qualquer processo regulatório da imprensa. É o medo de ter de fazer jornalismo de verdade, é o medo de ter de fazer uma programação cultural de fato (sábado no Altas Horas, o cantor Vitor, da dupla Vitor e Léo, chamou uma campanha nacional para que o Serginho Groissmann tenha programa diário e em bom horário, e como justificativa, que a programação seja cultural).

........Pés na cozinha

Por Walter Hupsel | On The Rocks – qua, 28 de set de 2011
O ex-presidente Lula recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa pelo Instituto de Ciência Política de Paris, a Sciences Po. Um titulo honorífico que é concedido por instituições de ensino respeitadas àqueles que, de certa maneira, fizeram algo que as instituições acreditem ser relevante.

E a Sciences Po julgou que Lula fez algo de relevante e mereceu o título. Muita gente e instituições pelo mundo têm o mesmo julgamento. "O cara", como já foi chamado, foi homenageado em dezenas de lugares ao redor do mundo. Mas uma parte da imprensa brasileira não vê motivo. Eles enxergam vários problemas do governo Lula e nenhum mérito (ok, para esta parte da imprensa o grande "plus" de Lula foi não ter feito nada exceto continuar as políticas do príncipe FHC).

Valorizar é, por definição, uma ação subjetiva e, como tal, pessoal e intransferível. Se ela, esta parte da imprensa, não vê valores positivos no governo Lula, mais do que normal. Entretanto, como bem retratou o jornal argentino Página 12, a imprensa daqui se portou como escravocrata.

As perguntas que questionavam a escolha do ex-presidente do Brasil para o título de Honoris Causa foram, no mínimo, rudes. Como alguém que se orgulha da falta de educação formal pode ser Doutor Honoris Causa? Como pode laurear alguém que chamou Kaddafi de "irmão"?

Além de mostrar total desconhecimento da homenagem (Honoris Causa é honraria, oras, e não um título de mérito acadêmico), mostraram também ignorância sobre política. Afagos, fotos, sorrisos para a câmera e gentilezas, além é claro dos interesses, fazem parte da política interna e externa. Chamamos isso de realpolitik (procurem por fotos do mesmo Kaddafi com Clinton, Condoleeza Rice, Sarkozy e perceberão o tamanho da ignorância da pergunta)

Eu vou além. Não foram apenas ignorantes e rudes. Foram também um misto de arrogância e daquilo conhecido como "complexo de vira-lata". Uma repórter do Globo questionou do por quê escolherem Lula e não FHC. Se os dados econômicos e sociais não falassem por si, e se a pergunta não demonstrasse a escancarada preferência política da repórter, a indagação do jornal ansiava por um endosso da Sciences Po ao príncipe da sociologia e poliglota FHC, como se dissesse: este merece ser homenageado por vocês, ter seu trabalho reconhecido, um grande presidente, cultíssimo e que, como brasileiro, tem um pé na cozinha.

Questionava, portanto, aquilo que é subjetivo e, ao mesmo tempo, pediam um carimbo parisiense de "aprovado" ao ex-presidente-sociólogo, afinal o que é gringo é sempre melhor que o que é nacional, tupiniquim.

Um pé na cozinha não foi suficiente para a laurear FHC. Não foi a honraria concedida a Lula pelo seu governo que incomodou tanto, foram seus dois pés de Lula no cômodo dos fundos.
Disponível em:http://br.noticias.yahoo.com/blogs/on-the-rocks/p%c3%a9s-na-cozinha-163315470.html. Acesso em:03/10/2011